Educação Financeira: Aprenda como Utilizar o Seu Dinheiro de Forma Inteligente

Ganhar dinheiro é algo importante, mas saber utilizar esse dinheiro de forma inteligente tem grande importância tanto quanto a primeira, talvez até mais.

Como poupar? Como planejar? Como investir? Quais as oportunidades que existem para fazer o dinheiro render?

Para responder estas perguntas e outras basta aprender um pouco mais sobre finanças.

Continue lendo para descobrir como desenvolver sua educação financeira.

Neste artigo, apresentaremos o programa TV Educação Financeira realizado pela TV Cultura em parceria com a Bolsa de Valores, a BM&FBovespa.

Você pode estar se perguntado sobre o que é educação financeira, para que serve. Veja abaixo, a definição que o Banco Central do Brasil nos fornece em sua página oficial.

“A Educação Financeira é o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram sua compreensão dos conceitos e produtos financeiros.

Com informação, formação e orientação claras, as pessoas adquirem os valores e as competências necessários para se tornarem conscientes das oportunidades e dos riscos a elas associados e, então, façam escolhas bem embasadas, saibam onde procurar ajuda e adotem outras ações que melhorem o seu bem-estar.

Assim, a Educação Financeira é um processo que contribui, de modo consistente, para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro.”

O Banco Central ainda explica o porquê da educação financeira ser tão importante:

“A crescente sofisticação dos produtos oferecidos aos consumidores de serviços financeiros aumenta o leque de opções à disposição do cidadão brasileiro, ao mesmo tempo em que lhe atribui maior responsabilidade pelas escolhas realizadas.”

Sobre o Programa TV Educação Financeira

O programa foi desenvolvido utilizando os conhecimentos financeiros dos profissionais da Bolsa e muitos outros em parceria com a TV Cultura, isto é, o programa foi apresentado na televisão durante quatro (4) temporadas, sendo a última realizada em 2012.

Com episódios didáticos e de fácil compreensão diversos temas são abordados, por exemplo: história do dinheiro, bancos, planejamento, investimentos, imposto de renda, negociar, etc.

Mas, o bom disso tudo é que os episódios estão disponíveis para você assistir, quando quiser e de onde quiser, claro, com conexão para internet. Os episódios tem uma duração média de 15 minutos, onde um tema específico é abordado.

Assista a Todas as Temporadas

Bem, as temporadas estão disponíveis no canal do youtube da Bolsa de Valores.

Clique no link: TV Educação Financeira.

Na página que abrir, basta escolher a temporada desejada, um total de quatro e clique sobre. Você será redirecionado para o canal do youtube da temporada com todos os episódios disponíveis.

Caso queira ver os episódios da última temporada, 2012, clique no link a seguir:

TV Educação Financeira 2012 e acesse o episódio desejado.

Considerações Finais

Acreditamos que com estas dicas e um pouco de vontade você poderá melhorar sua relação com o dinheiro, caso esteja em apuros.

A Educação Financeira ainda está em desenvolvimento no Brasil, o Governo Federal já reconheceu sua importância e criou um projeto para as escolas públicas e famílias.

Sobre o projeto, veja no link Vida e Dinheiro.

Procure desenvolver sua educação financeira para que num futuro próximo o dinheiro passe a trabalhar por você e não o contrário.

Um abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *